Patinho de Formas Geométricas
A proposta de hoje envolve uma contação de história e posterior trabalho de artes com giz e colagem de formas geométricas.Vamos conferir?
1- Começaremos organizando as crianças em círculo e contando a história abaixo.
Procure colocar em sua voz um tom agradável e divertido.
Apenas conte sem outros recursos e deixe que as crianças visualizem mentalmente os personagens
OS DOIS PATINHOSEra uma vez dois patinhos que moravam pertinho da lagoa serena, lá no país do faz-de conta
Todo mundo dizia que eram patinhos muito diferentes, pois pareciam mais um monte de quadradinhos juntos. Era verdade!
Um se chamava Leko e o outro Teco.
Leko e Teco gostavam muito de nadar na lagoa. Toda manhã de despediam da mamãe e lá iam para brincar.
Não contei que eles eram irmãos, né?
Pois bem... Eles eram irmãos. E nasceram no mesmo dia e na mesma hora... Pareciam mesmo iguaizinhos, não fosse pelo fato de Leko ser quietinho e Teco agitadinho.
Naquela manhã de sexta-feire, Leko e Teko se despediram da mamãe, como de costume e seguiram para a lagoa serena... Iam conversando pelo caminho e pensando como brincariam o dia inteirinho.
E não é que naquele dia eles fizeram uma nova amiga!
Era uma borboletinha azul e amarela, linda, linda, linda! Seu nome era Bibi.
Tão encantados ficaram por ela que logo pediram pra se juntar e brincar com eles.
Bibi não podia brincar dentro da água, afinal ela não sabia nadar, mas isso não impede ninguém de ter amigos, né?
Então Bibi ficava pousada numa vitória-régia conversando com Leko e Teco, contando histórias e brincando de adivinhar.
Que manhã maravilhosa!
Pena que acabou cedo, pois Bibi precisava ir para a escola.
Ela se despediu com um aceno e um sorriso. Leko e Teco agradeceram a companhia e ficaram encantados ao perceberem como Bibi voava bonito.
Ficaram logo com vontade de aprender, e decidiram que na próxima vez que se encontrassem Bibi pediriam que ela os ensinasse.
Mas, já era hora de ir pra casa afinal Leko e Teco também estudavam.
E lá foram os patinhos que mais pareciam um monte de quadradinhos caminhando de volta para casa.
Gi Carvalho
2- Em seguida perguntaremos aos alunos quais personagens aparecem na história, seus nomes e como elas acham que eles são.
Neste momento deixe que cada um se coloque. É importante que todas as crianças tenham vez.
Chame a atenção também para os quadrados e retângulos utilizados na construção dos patinhos e aproveite para perguntar quantos quadrados foram utilizados em cada patinho bem como o número de retângulos.
3- Mostre para as crianças sua produção com os patinhos de formas geométricas.
Faça o seu quadro em tamanho grande e peça que as crianças observem os patinhos, apontem qual personagem falta no quadro, etc...
4- Disponibilize materiais e peça que cada um faça seu quadro da história com todos os personagens ou apenas os patinhos na lagoa.
O lago e o céu podem ser feitos com giz molhado na água ou na cola, com pincel e tinta ou mesmo com lápis de cor e giz de cera.
Os patinhos eles farão com papel cartão ou ofício colorido seguindo o padrão mostrado no seu quadro.
5- Por fim , peça que cada criança fixe seu quadro na galeria e pense em como será a próxima vez em que Leko, Teco e Bibi se encontrarem.
Grave as falas e construa texto coletivo para posterior utilização.
Veja ainda:
Muito bom!
ResponderExcluirObrigada pelo comentário!
ExcluirAdorei! Simples e criativo!
ResponderExcluirAdorei! Simples e criativo. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada pelo carinho Renata!
ResponderExcluirAdorei vc poderia me enviar essas e outras historias no meu email??
ResponderExcluirJanecleia42@yahoo.com.br
No aquardo
Os meus peguenos e maternal 2 e 3 anos
Postar um comentário