Recorte, colagem e pintura Releitura O Grito
Nesta proposta faremos junto com as crianças a releitura de obra da pintura O GRITO de Edvard Munch.
É comum que surjam comentários sobre a expressão e que as crianças falem que a pessoa está assustada.
Experimente perguntar para as crianças qual o gênero da figura que grita. A resposta comum é que não dá pra saber, pois não tem cabelo, ou não parece mais com um homem ou com uma mulher.
Explique que, de fato a tela O GRITO do Noruguês Edvard retrata o momento de angustia de uma figura andrógina. Ela mistura características dos dois gêneros e é mesmo uma forma de descrever o que não é masculino nem feminino.2- Em seguida falaremos sobre a importância deste quadro de Edvard Munch e mostraremos para as crianças diversas releituras feitas a partir dele.
3- Informaremos que inclusive este quadro foi roubado em 1994 da Galeria Nacional de Oslo em plena luz do dia e que os ladrões deixaram um bilhete agradecendo pela falta de segurança. (Vide Wikpédia)
4- Posteriormente pediremos que cada criança faça sua releitura de obra do quadro O GRITO utilizando os materiais disponíveis como: Papel metro,lápis de cor, tesoura, cola e papel cartão preto.
Podemos ainda buscar inspiração para o trabalho com preservação do meio ambiente, tendo em vista que:
O artista se inspirou a pintar o quadro depois de caminhar com amigos em uma tarde quente em Oslo, capital norueguesa, onde observou as cores quentes no céu e, no mesmo momento, teve uma sensação de cansaço, de estar doente. Foi nessa hora que Much diz ter percebido “o grito da natureza”. Esse foi, na verdade, o título original dado para a obra. (vide Saraiva)4- As obras serão socializadas e apresentadas na feira de cultura de artes ou expostas no mural do pátio para apreciação das demais turmas!
Veja outras ideias para trabalhar arte.
Postar um comentário