Construindo centopeia com círculos coloridos obedecendo critério de cores
Mais que simples colagem, esta atividade manual é excelente para o trabalho da matemática na Educação Infantil. Não apenas pelas cores e a forma geométrica círculo, mas por propor que as crianças realizem seriação na montagem de suas centopeias.É sabido que o processo de seriação é de extrema importância na construção do número pela criança e que se faz necessário aplicar atividades lúdicas no ensino da matemática.
Importante frisar que seriar é diferente de sequenciar.
De acordo com Lorenzato , no livro Educação Infantil E Percepção Matemática
Enquanto na sequenciação cada elemento vem após outro sem qualquer critério, na seriação a sucessão se dá obedecendo a uma ordem preestabelecida. Por isso a seriação é também chamada de ordenação. ( LORENZATO,2008 pg. 116)Vamos à atividade?
AMARELA, ROSA, AMARELA,ROSA,AMARELA
Neste segundo modelo montamos uma centopeia obedecendo um critério de cores um pouco mais complexo, contudo, com apoio do cartão, mesmo as crianças mais imaturas poderão fazer correspondência termo a termo e montar a centopeia.
A sequência escolhida foi:
AZUL, LARANJA,LARANJA,AZUL, LARANJA
A criança pode continuar a série de acordo com a solicitação do professor e montar uma centopeia maior.
Neste outro critério adotado para a seriação e construção da centopeia utilizamos 3 cores.
A serie sugerida foi: AMARELA, LARANJA,AZUL,AMARELA, LARANJA
A mesma série pode ser oferecida a toda turma ou o professor pode variar dando a cada grupo uma série diferente para que ao final possam produzir um mural coletivo bem colorido.
Veja só que atividades interessantes você pode baixar gratuitamente para explorar esta história
Que bom, Neide ... Fico muito feliz em saber que vai utilizar a ideia.
ResponderExcluirPostar um comentário